Assis Lima
Assis Lima

PREDINHO DESAPARECIDO GRANDE HISTÓRIA

 

 

  Escola de Ensino da Fortaleza Antiga

Observamos os trilhos do Bonde Tração Animal

e no fim da Rua Municipal o Oitizeiro do Rosário

uma Porta do Palácio da Luz.

Também conhecido como ensino mútuo ou sistema monitoral, esse método antigo pregava, dentre outros princípios, que um aluno treinado ou mais adiantado (decurião) deveria ensinar um grupo de dez alunos (decúria), sob a orientação e supervisão de um inspetor. Assim era a pedagogia antiga.

Fortaleza ainda no primeiro quartel do século XIX estava obedecendo a um plano diretor iniciado por Antônio José Silva Paulet, quando o Governador era Inácio Sampaio e apoiado por arruadores, daí as ruas serem retas com simetria urbana.

Em 1828 a atual Praça do Ferreira era um campo de areia, onde eruditos acreditam ter sido campo de batalha, razão pela qual de modo efêmero, o local ter sido chamado Largo das Trincheiras. .

Na esquina do canto Nordeste do logradouro foi construído e inaugurado no dia 5 de fevereiro de 1829 pelo então intendente Francisco José Pacheco de Medeiros, a Escola de Ensino Mútuo de Fortaleza.

Em 1863 o prédio sofreu remodelamento e ainda funcionou até 1890 quando foi entregue à Guarda Civil para ser usado como quartel, sob o comando do Capitão José Freire Bezerril Fontenelle.

Como Ficou o Prédio após a reforma de 1863

Marcado o local da antiga escola.

Aspecto da Rua da Municipalidade

Ao fundo um portão de acesso ao Jardim do Palácio da Luz

Contempla-se Café do Comércio, Ponto Central dos Bondes da Ferro Carril, e na ponta da Calçada o Café Java.

Cartão Postal – Foto de 1902.

Passados sete anos, foi construído salas pelo lado da Rua Municipal (Guilherme Rocha), ligando à Rua dos Quartéis (Rua General Bizerril).

 Em 1913 o prédio já pertencente ao coronel José Gentil Alves de Carvalho, foi demolido e o coronel contratou a Firma Rodolfo F. Silva & Silva para construir o Palacete Ceará, com projeto do engenheiro João Sabóia Barbosa.

O Palacete Ceará, abriga hoje a Caixa Econômica da Praça do Ferreira.

Mas, isso é outra história, que merece post.

 

 

Ilustração para localização

Observamos o Oitizeiro do Rosário.

Fotos de 1959 e 1929

 

Recentes
LIVE OFFLINE
track image
Loading...