Assis Lima
Assis Lima

FRUTAS E HORTALIÇAS NA FORTALEZA ANTIGA

 

 Vista Aérea da Avenida Alberto Nepomuceno 1937

Observa-se a arborização da Rua do Chafariz

Nossa Fortaleza sempre foi bucólica e sendo assim, não seria de estranhar os nomes antigos das avenidas e ruas que expressaram à posteriori os sentimentos existentes dos que viveram na época.

Todas as nomenclaturas tinham a ver com a natureza e/ou pontos de referência das ruas ainda descalças.

As ruas próximas aos rios caudalosos e aqui referindo-me ao Riacho Pajeú, tendem a sofrer infiltrações enriquecendo seu lençol freático. Esta abundância do liquido precioso favoreceu a lavoura, arborização e o ajardinamento.

Lagoa do Garrote em 1892.

A frente da Igreja do Coração de Jesus era virada para a Lagoa.

Toda água que abastecia a Fortaleza Antiga saía em carroças da Lagoa do Garrote (Parque das Crianças),da Rua dos Quarteis, da Lagoinha (Praça Capistrano de Abreu) e da Rua do Chafariz, atualmente José Avelino.

A Rua dos Chafarizes começava na Rua da Ponte (Alberto Nepomuceno) e terminava por detrás da casa de Mr Hull na ladeira da Prainha, onde o Bonde da Praia tinha seu terminal. Depois a Marinha do Brasil instalaria sua Agencia da Capitania dos Portos no logradouro existente em 1923.

Remotando o texto,

Até 1827, Fortaleza não tinha noção do que fosse abastecimento de água. O comerciante Abel Pinto vendia águas em carroças com entrega em domicílio, retiradas de fontes das nascentes localizada na Rua dos Quartéis, defronte a Igreja da Sé. (Rua General Bizerril).

Aspecto primitivo da Rua dos Quarteis.

Com autorização da Câmara Municipal, foram iniciados estudos do projeto de Abastecimento pelo Engenheiro Berthot em 1861. Um ano após foi concedido privilégio ao José Paulino Hoonholtz, a fim de fazer o encanamento de seu sítio no Benfica, para espalhar a rede hidráulica pela cidade.

Apesar de em 27 de maio de 1863, ter sido celebrado o contrato, e o início das obras verificado na tarde de 27 de março de 1867,  as Caixas de água da Praça da Bandeira, atual Praça Clóvis Bevilacqua, só foram concluídos no ano de 1924 e inauguradas em 1927, pela The Ceará North Brazil Company Limited..

Praça da Bandeira e as Caixas D’águas

A atividade de entrega de água em residências cessou: A Lagoa do Garrote ainda existe bem no Centro do Parque da Liberdade (Cidade da Criança); A Lagoinha fora aterrada, e a Estrada de Ferro de Baturité – RVC construiu no local, uma caixa d’água movida a cata-vento para abastecimento de suas locomotivas, que à época eram à Vapor. Depois da Praça ir se urbanizando em 1929 o Prefeito Álvaro Weyne trouxe da Alemanha a Fonte dos Cavalos, sabe-se lá se não foi uma homenagem para aquele solo em riqueza hídrica?

Outro ponto de água potável era como o próprio nome diz: Travessa das Hortas (Rua Senador Alencar), em local ao lado Sul onde o Joaquim da Cunha Freire (Barão de Ibiapaba) residia, casarão este demolido por não suportar o tempo. Em seu local é erguido uma agência bancária. Diz os historiadores que, existia lavouras de onde juntamente com as existentes na Rua José Avelino, abastecia Fortaleza com frutas e hortaliças.

Atendendo aos reclames, aos 18 de abril de 1897 foi inaugurado na Rua Pitombeira (Floriano Peixoto), o Mercado de Ferro por o Intendente Guilherme Rocha e o Governador Nogueira Accioly. No mesmo período foi inaugurado o Matadouro Público no que seria Bairro Otávio Bonfim. Nesta fase acabou também a matança clandestina de animais para consumo humano. Os animais eram sacrificados em terrenos marginais, com altos e baixos e daí até hoje, quando a carne é improcedente dizemos: “Carne da Moita”..

Aspectos do Mercado de Ferro

As residências da Rua José Avelino (Do Chafariz), passaram a usar a abundância de suas águas para o ajardinamento e arborização.

Hoje são vários mercados públicos, Supermercados e mercantis de esquina que vendem frutas e hortaliças, só que através da Central de Abastecimento – CEASA, mancha negra que ficou na história da gestão de Cesar Cal’s em 1973. Tudo ficou caro, para o Estado arrecadar mais.

Frutas e hortaliças já foram mais baratas, mas tudo começou como já foi descrito.

        Chafariz Antigo

 

 

 

 

Recentes
Clique na imagem para ler este livro
Rádio Anos Incríveis Rádio Anos Incríveis
LIVE OFFLINE
track image
Loading...
error: Conteúdo protegido.
LIVE OFFLINE
track image
Loading...