Assis Lima
Assis Lima

URUQUÊ FRANCISCO SÁ

 

Estação Francisco Sá Reformada pelos Ingleses. 1911

Francisco Teixeira de Sá nasceu em Recife em 1835. Durante o Império, foi presidente da província da Paraíba de 1872 a 1873 e da província do Ceará de 1873 a 1874.

Por decorrência em sua gestão no Ceará, com apenas 17 dias de governo, obteve a felicidade de participar da inauguração oficial da circulação de trens no Ceará, pela Companhia da Via Férrea de Baturité.

No dia 30 de novembro de 1873, foi grande a expectativa, quando o maquinista José da Rocha e Silva e o foguista Henrique Pedro estacionaram a primeira composição no pátio da Estação Fortaleza transpirando ainda, odor de tinta fresca. Os discursos foram eloquentes e com aplausos os mais efusivos, cortaram a fita simbólica. As instalações foram visitadas e, com todas as honrarias a Diretoria da EFB foi cumprimentada pelo paraibano, mas que já era Presidente de nossa Província, S.r. Francisco Teixeira de , e sua comitiva. Após uma revista de curiosidade na máquina à vapor, todos se dirigiram aos carros de passageiros . A locomotiva inglesa Hunslet nº 1 que havia recebido o nome de “A Fortaleza”, já bem alimentada, bufando pelas válvulas, esperou o apoteótico momento da partida. Os três carros de passageiros ficaram lotados com autoridades, convidados especiais, diretoria e funcionários da Estrada de Ferro. Foram dispensados da viagem inaugural, somente os servidores estritamente necessários para a operação e segurança do trecho. A movimentação fora intensa. O Sr. Francisco Cândido Lins, agente da Estação Central em contagem regressiva, não tirou o olho do relógio; O Eloy Alves Ribeiro verificou a acomodação dos passageiros, enquanto o Marcelino Leite deu a última olhada nos rodeiros e sistemas de freios.

Enfim quando o dia declinou, exatamente às 17. h, o sino tocou; O Mestre Rocha puxou uma corrente; A locomotiva silvou; A tração da máquina esticou os engates; Os carros se movimentaram, e lá se foi o trem dobrando na Rua Trilho de Ferro em rumo ao Arronches (Parangaba). O Ceará entrou nos trilhos.”

Do Livro do autor: Ceará que Entrou nos Trilhos, capitulo nº 3, 2015.

Estação já com o nome de Uruquê. 1913.

 

Já na República, Teixeira de Sá que havia retornado à sua terra natal em abril de 1874, foi eleito deputado federal por Pernambuco em 1897. Assumindo sua cadeira na Câmara dos Deputados, no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, em maio do mesmo ano, foi reeleito sucessivamente em 1900, 1903, 1906 e 1909 para as quatro legislaturas seguintes. Permaneceu na Câmara até dezembro de 1911, quando se encerraram seu mandato e a legislatura.

Faleceu em Recife em 1920.

Planta Baixa e de Situação de Uruquê.

 

Uruquê/Francisco Sá

Em 1894 era Diretor em Chefe da Estrada de Ferro de Baturité, Diogo Ferreira de Almeida que, atendendo aos reclames do poder público, tendo à frente José Bizerril Fontenelle (General Bizerril), ao inaugurar a Estação ferroviária de Quixeramobim, também mandou que a estação de Uruquê, localidade  próspera de Quixeramobim, se denominasse Francisco Sá.

Todos sabemos que existe perseguição e vingança política. O General Bizerril havia recebido o poder das mãos de Nogueira Accioly e após sua deposição, tomou o poder novamente. O Ceará inteiro conhece o quanto Accioly foi oligarca, Coronel Político. Quando ele foi deposto em 1912, nossa ferrovia estava nas mãos dos ingleses, e resolveram atender aos oponentes de Accioly.

Retiraram o nome Francisco Sá, já que havia sido indicado como Presidente da Província pelo Barão de Ibiapaba, que o colocou em novembro de 1873, e tomou novamente o poder em abril de 1874.

Nos relatórios da South American Railway Construction de 1913, consta o desaparecimento do nome de Francisco Sá, quando a estação passou a se chamar Uruquê, povoado já existente e que seria elevado à categoria de distrito em 1933. Ainda hoje é distrito de Quixeramobim.

A Estação Francisco Sá foi inaugurada em 4 de agosto de 1894 no km 221,622, juntamente com a estação de Quixeramobim, Município sede, como já lemos. Seu primeiro agente foi Hipólito Barreto de Freitas.

Uruquê já abandonada,

Então foi Assim

Quando caiu a oligarquia acciolyna em 1912, por ocasião da convulsão política a estação tomou o nome do lugarejo: Uruquê. Com o nome de origem do local, e prédio reformado com platibandas, ficou como encarregado Antônio Benttemuller, com cerimônia presidida por o Engenheiro Raul Braga, Secretário Adjunto de Mister Hull.

A Estação de Uruquê foi a primeira parada a não ser obedecida pelo trem de passageiros. Em março de 1982 foi determinado, pelo engenheiro Jorge Barreira Furtado, então Chefe do Tráfego, para que o trem de passageiros aos poucos fosse abandonando as localidades. Foi o prenúncio para que, em dezembro de 1988, parasse tudo.

 

Atribui-se esta imagem ao Francisco Teixeira de Sá

O Instituto Geográfico e Histórico da Paraíba não Confirma. 

 

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