Aeroporto na Barra do Ceará. Foto de 1930.
A implantação do aeroporto de Fortaleza, remota ao final da década dos a nos de 1920. Os anfíbios que desciam nas águas do Rio Ceará na Barra, limite Oeste de Fortaleza com o Município de Caucaia, Soure na época.
Anfíbios nas águas do Rio Ceará
Com o desaparecimento dos Hidros, a aviação com novos modelos agora com rodas, e iniciando-se o turbinamento, foi para um Campo no Alto da Balança, e foi quando em 1946, recebeu o nome de Campo de Aviação. Chegava a era dos Hirondelles.
Aos 13 de maio de 1952, já com estrutura de terminal, e no Cocorote, recebeu o nome de Aeroporto Ponto Martins, na Vila União em local próximo à lagoa do Opaia, no hoje Bairro Vila União. Depois em 1966 foi totalmente reformado, recebendo Hangar.
Base de Embarque
Em 1970, quando menino andava muito num bairro hoje com a nomenclatura apagada: Serrinha. Eu ia para a casa de minha tia Maria José (Zezé), e quase todos os fins de semana. Rua Bruno Valente e o número da casa agora me escapa. (Hoje é Passaré).
Existia no fim dessa rua ainda descalça, uma lagoa chamada “Lagoa da Rosinha”. Observávamos, eu, meus irmãos Flávio e Olavo; os primos João e Valério, além da meninada que a gente passou a conhecer, e que morava na Rua Anita Garibaldi, na perpendicularidade à Rua Bruno Valente. Ao largo uma cerca de arame liso, com amarrações de cimento armado, não era cerca comum e uma placa com os dizeres:
“ÁREA MILITAR. ENTRADA PROIBIDA.
MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA”.
Observemos as transformações sociológicas e paisagísticas:
Nesta vista aérea está marcada a Base Aérea de Fortaleza e o Alto da Balança. Os primeiro pousos das aeronaves foram lá.
Trafegar hoje na Avenida Carlos Jereissati, poucos sabem o porquê daquela embocadura, defronte ao novo aeroporto. Até parece que o mesmo fora erguido em cima de um local aterrado, devido ao desnivelamento das casa defronte.
Amelia Earhart, a pioneira na aviação Brasileira. Avião no Alto da Balança.
Naquela pista que segue rumo sul em declive, quase no frontispício do Pinto Martins, era a rua que em 1970, tinha a desaparecida Lagoa da Rosinha. Da Rua Anita Garibaldi, para o local do novo aeroporto, área militar, tinha um serrote, daí o nome Serrinha.
Enfim, transferido para a hoje Avenida Carlos Jereissati, o atual aeroporto foi inaugurado em 17 de junho de 1998, mas já com modernas instalações e estruturas para voos internacionais.
Adendo:
Álbum de Fortaleza, Paulo Menezes 1931 pág. 029
Nota: Neste post, obtive colaboração iconográfica de originais pertencentes ao Arquivo Nirez, gentilmente cedidas.