Assis Lima
Assis Lima

BARRA COCOROTE SERRINHA AEROPORTOS

 

Aeroporto na Barra do Ceará. Foto de 1930.

A implantação do aeroporto de Fortaleza, remota ao final da década dos a nos de 1920. Os anfíbios que desciam nas águas do Rio Ceará na Barra, limite Oeste de Fortaleza com o Município de Caucaia, Soure na época.

Anfíbios nas águas do Rio Ceará

Com o desaparecimento dos Hidros, a aviação com novos modelos agora com rodas, e iniciando-se o turbinamento, foi para um Campo no Alto da Balança, e foi quando em 1946, recebeu o nome de Campo de Aviação. Chegava a era dos Hirondelles.

Aos 13 de maio de 1952, já com estrutura de terminal, e no Cocorote, recebeu o nome de Aeroporto Ponto Martins, na Vila União em local próximo à lagoa do Opaia, no hoje Bairro Vila União.   Depois em 1966 foi totalmente reformado, recebendo Hangar.

Base de Embarque 

Em 1970, quando menino andava muito num bairro hoje com a nomenclatura apagada: Serrinha. Eu ia para a casa de minha tia Maria José (Zezé), e quase todos os fins de semana. Rua Bruno Valente e o número da casa agora me escapa. (Hoje é Passaré).

Existia no fim dessa rua ainda descalça, uma lagoa chamada “Lagoa da Rosinha”. Observávamos, eu, meus irmãos Flávio e Olavo; os primos João e Valério, além da meninada que a gente passou a conhecer, e que morava na Rua Anita Garibaldi, na perpendicularidade à Rua Bruno Valente. Ao largo uma cerca de arame liso, com amarrações de cimento armado, não era cerca comum e uma placa com os dizeres:

ÁREA MILITAR. ENTRADA PROIBIDA.

MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA”.

Observemos as transformações sociológicas e paisagísticas:

Nesta vista aérea está marcada a Base Aérea de Fortaleza e o Alto da Balança.  Os primeiro pousos das aeronaves foram lá.

Trafegar hoje na Avenida Carlos Jereissati, poucos sabem o porquê daquela embocadura, defronte ao novo aeroporto. Até parece que o mesmo fora erguido em cima de um local aterrado, devido ao desnivelamento das casa defronte.

Amelia Earhart, a pioneira na aviação Brasileira. Avião no Alto da Balança.

Naquela pista que segue rumo sul em declive, quase no frontispício do Pinto Martins, era a rua que em 1970, tinha a desaparecida Lagoa da Rosinha. Da Rua Anita Garibaldi, para o local do novo aeroporto, área militar, tinha um serrote, daí o nome Serrinha.

Enfim, transferido para a hoje Avenida Carlos Jereissati, o atual aeroporto foi inaugurado em 17 de junho de 1998, mas já com modernas instalações e estruturas para voos internacionais.

Adendo:

Álbum de Fortaleza, Paulo Menezes 1931 pág. 029

 

Nota: Neste post, obtive colaboração iconográfica de originais pertencentes ao Arquivo Nirez,  gentilmente cedidas.

 

Recentes
Clique na imagem para ler este livro
Rádio Anos Incríveis Rádio Anos Incríveis
LIVE OFFLINE
track image
Loading...
error: Conteúdo protegido.
LIVE OFFLINE
track image
Loading...