Assis Lima
Assis Lima

ELAS VOARAM NO CÉU DO BRASIL

Panair do Brasil

Fundada em 1929 como Nyrba, a empresa foi comprada em 1930 pela gigante americana Pan American Airlines e se tornou sua subsidiária brasileira. A companhia marcou época no País entre as décadas de 1930 e 1950. Sofreu pressões para ser nacionalizada ao final dos anos de 1950, mas resistiu até 1965, quando um decreto do governo militar suspendeu suas linhas.

Varig

Ela já foi considerada uma das maiores companhias aéreas do mundo e por quase 80 anos teve participação vital para o desenvolvimento aéreo brasileiro.

Responsável por grande aumento de rotas internacionais partindo do Brasil, entre as décadas de 1950 e 1970, sendo comparada com gigantes da Europa e Estados Unidos. Em 2001 foi a primeira a receber o Boeing 777-200ER, que vinha com um então inédito sistema de entretenimento individual.

Apesar do nome e tamanho, a Varig sofreu com má administração. O cenário da concorrência também não era favorável com a criação da gigante Latam, e o endurecimento de regras de aviação Após o 11 de setembro DE 2001.

Em julho de 2006, a empresa pediu recuperação judicial e tentou dar a volta por cima como Flex Linhas Aéreas, porém, o plano não foi colocado em prática,  e em novembro de 2009 a Varig operou seu último voo comercial.

Vasp

Se você andar ao redor do aeroporto de Congonhas em São Paulo, é possível ver alguns aviões com a pintura branca e azul bebê caindo aos pedações, e na lateral ler o nome da Viação Aérea São Paulo.

Fundada em novembro de 1933,  a empresa pediu ajuda do governo do Estado de São Paulo em 1935 e foi estatizada. Ela voltou a ser privada em 1990, quando deixou de ser apenas uma companhia regional para começar a expansão internacional. A decisão foi atabalhoada e foi o início do fim da empresa, que acabou oficialmente em janeiro de 2005, após operar apenas 18% de seus voos programados para 2004.

Cruzeiro

Nascida em 1927 com o nome Syndicato Condor, foi fundada por herdeiros de uma companhia aérea alemã que viria a se fundir com a Lufthansa, porém, com o alinhamento do Brasil com o aliados na segunda guerra mundial, a empresa escolheu por mudar seu nome para cortar os laços germânicos. Começa a operar internacionalmente em 1947, mas a partir da década de 1970 se viu em dificuldades para competir com Varig e Vasp, que disputavam controle acionário da companhia aérea. Na queda de braço, foi melhor para a Varig.

Transbrasil

Foi fundada em 1955 sob o nome de Sadia S.A. Transportes Aéreos por Omar Fontana, filho de Atílio Fontana fundador da Sadia. Mudou de nome em 1970, quando abriu o capital da empresa. Ao final daquela década, a empresa figurava entre as três maiores companhias aéreas do Brasil.

Omar chegou a processar o governo por conta dos impactos negativos dos planos econômicos para sua empresa, ação que resultou em seu afastamento em 1988. Pouco mais de um ano depois, ele voltou a empresa cujo interventor havia vendido diversos ativos.

Armou uma expansão internacional na década de 1990, porém, sua morte em 2000 tirou a empresa do rumo e em 2002 a empresa declarou falência.

Lóide Aéreo Nacional

Fundada em 1938 como Navegação Aérea Brasileira, assumiu o nome Lóide Aéreo Nacional em 1948 e operou até 1968, quando foi incorporada pela Vasp. Entre 1956 e 1958, a empresa realizou um acordo com o Panair do Brasil para evitar competição predatório, dividindo suas linhas de acordo com territórios de influência.

Transportes Aéreos da Bacia Amazônica (TABA)

Com o dinheiro da venda da Lóide para a Vasp, o coronel Marcílio Gibson Jacques comprou a Nota, uma pequena empresa de táxi aéreo e a transformou na Taba em 1976. Porém, o empreendimento nunca virou, e em 1999 a companhia acabou.

Real Aerovias

De ascensão meteórica, a empresa foi fundada em 1945 operando a rota Rio de Janeiro – Brasília, mas logo começou a adquirir diversas companhias aéreas menores para expandir para a América do Sul, mas acabou sendo comprada pela Varig em 1961. Essa companhia foi uma grande parceira da Rádio Iracema de Fortaleza, e da TV Ceará Canal 2.

Nordeste Aviação Regional Linhas Aéreas (Noar)

A Noar nasceu em 2009 com boas intenções de ligar os municípios do interior com os grandes centros do Nordeste, porém, ela é mais lembrada por seus acidentes. Em 13 de julho de 2011 uma aeronave que partia de Recife em direção a Mossoró teve problema após a aterrissagem e tentou pousar na Praia de Boa Viagem, o que causou a explosão do avião e a morte dos dois pilotos e 14 passageiros. Após o caso, a ANAC suspendeu seus voos e em 2014 retirou sua licença de operação.

Primeira aeronave da Paraense no Alto da Balança

Paraense

A Paraense Comercial LTDA foi fundada em 22 de fevereiro de 1952, por Antônio Alves Ramos Junior, com sede em Belém/Pará. Realizou seu primeiro voo aos 30 de março com um anfíbio PBY-5ª Catalina que pertencia a Aero Geral.

Assim foi inaugurada a linha Belém – Pedro Afonso em Goiás, mas a meta era o grande eixo Rio – São Paulo. Essa extensão ocorreu em 1955.

Com a mudança da Razão Social para, Paraense Transporte Aéreos em 1957, foi iniciado o transporte de passageiros com a aquisição de aeronaves para tal. No início só existia autorização para transporte de cargas.

Apesar de alguns acidentes, a companhia entrou para a era das turbinas, comercialmente batizadas na época de Hirondelle.

Devido as operações ficarem deficitária, e com problemas de manutenção e escassez de peças de reposição, sua licença operacional foi cancelada e no dia 29 de maio de 1970, a empresa foi extinta.

Fontes: Revistas O Cruzeiro, Jornais Correio do Ceará, ANAC e Leocácio Ferreira.

 

 

 

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