Assis Lima
Assis Lima

VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA HOMENAGEADOS COM PRAÇA

Aspecto Geral da Praça do Voluntários

No local existia apenas um grande campo onde foram concentrados, aqueles que voluntariamente se alistavam para a Guerra do Paraguai em 1864 e que em 1865 no Governo do Dr. Lafaiete Rodrigues Pereira realizou-se a organização pelo 26° Batalhão, onde concorreu 6. Mil homens, sob o comando dos Generais Tibúrcio Ferreira e Antônio Sampaio.

Registro raríssimo O Brasil em capo da Batalha do Paraguai

Foi um luta sangrenta que durou seis anos, onde se formou a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina, Uruguai) e em combate o Marechal Solano López, foi abatido pelo Cabo Chico Diabo, do Exército Brasileiro. Dentre alguns voluntários se destacou Antonio Tibúrcio, Jose Martiniano Peixoto de Alencar (Porta Bandeira), Francisco Pedro dos Santos, Antônio Cândido de Guerra Passos (Padre Guerra), Francisco Frederico Filgueira de Melo, Antônio Pompeu de Albuquerque Cavalcante entre tantos….., como destaque a jovem de 17 anos vinda de Tauá, que cortou o cabelo e se vestiu de homem, mas que fora barrada no Rio de Janeiro: Antônia Alves Feitosa, Jovita era apelido. Pelo desgosto de não poder defender a pátria praticou suicídio, quando perfurou seu próprio peito com um punhal.

Jovita Feitosa

Depois por o local ficar bem próximo a Lagoa do Garrote que se transformaria na Cidade da Criança (Parque da Liberdade) antes de 1932, a Praça dos Voluntários recebeu o nome de LARGO DO GARROTE; essa Nomenclatura deveu-se segundo os historiadores eruditos, em que nos cajueiros e demais árvores que ficavam na beira da Lagoa do Garrote, abatia-se gado provenientes de Messejana e Parangaba, para o abastecimento de carne verde para a cidade.

Lagoa do Garrote

LARGO DOS VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA: Homenagem aos cearenses que seguiram para a Guerra do Paraguai.

Finalmente PRAÇA DOS VOLUNTÁRIOS, decreto n° 075 de 31 de dezembro de 1932, assinada pelo prefeito Raimundo Girão, no mesmo dia em que inaugurou a Coluna da Hora na Praça do Ferreira.

Palácio Iracema que abrigou o gabinete do Prefeito

Após o antigo Prédio da Antiga Intendência Incendiar  

Em 1941 já era Prefeito de Fortaleza, Raimundo de Alencar Araripe e a Praça Foi Remodelada quando, foi erguida uma herma “homenageando” o Presidente ditador Getúlio Vargas, isso após o empedramento e jardinagem do logradouro. Tem gente que até chama Praça Getúlio Vargas, e outros a Praça da Polícia ou Ordem Social, mas isso de modo informal.

Praça já com o Prédio da Segurança Pública

A localização da Praça é no seguinte quadrilátero: Ruas do Rosário, Perboyre Silva, General Bizerril e Monsenhor Luis Rocha. No centro da Cidade, Ficou defronte ao Liceu Antigo, que demolido pelo General Cordeiro Neto, que era Chefe de Polícia (Atual Secretário de Segurança) hoje está o edifício da Policia Civil.

 

Cond’eu reunido com voluntário no Paraguai

Recentes
Clique na imagem para ler este livro
Rádio Anos Incríveis Rádio Anos Incríveis
LIVE OFFLINE
track image
Loading...
error: Conteúdo protegido.
LIVE OFFLINE
track image
Loading...