Assis Lima
Assis Lima

TELÉGRAFO O PAI DO RÁDIO, BENEFICIADOR DO TREM

 

Reclame desenhado por Murillo de Souza. Rio de Janeiro, 1931.

O Telégrafo é um aparelho que com um manipulador envia sinal longo ou breve, quando eletrizada uma bobina produz batidas que são codificadas correspondendo a cada letra do alfabeto Morse. Antes da invenção do telégrafo em 1835 por Samuel Finley Breese Morse, os trens existentes trafegavam obedecendo a intervalos de tempo com determinados horários.

Samuel Morse

(1791 – 1872)

As Ferrovias foram as grandes beneficiárias desta tecnologia na época, afinal, a comunicação por sinais elétricos aproximou distâncias. Estações passaram a se comunicarem com outras, dando assim inicio ao processo de licenciamento de trens, ou seja, ratificar trechos livres e assim os comboios a circularem a qualquer hora e realizarem cruzamentos. A primeira via-férrea a utilizar o aparelho Morse foi a “Great Western Railway”, em 1839 na Inglaterra.

No Brasil, o telégrafo foi implantado por o Professor Guilherme Capanema em 1852 e ligava o palácio Imperial em São Cristóvão ao Quartel General no campo ABC, com mostrador acionado por meio de pilhas do construtor Breguet. D. Pedro II era amigo da ciência e um apaixonado por tecnologia, não demorando a introdução nas demais Províncias do Brasil com aparelhos marcas “Siemens”, “Wheatstone”.

Em 1856 registros históricos dão conta da existencia de escolas mantidas por essas empresas, para habilitar seus empregados no serviço. A utilização dos aparelhos Morse nas ferrovias brasileiras, segundo consta no histórico da Central do Brasil, ocorreu em 1871 e no relatório de 1879 no Rio de Janeiro, 54 estações possuíam este novo equipamento.

A Estrada de ferro de Baturité implantou o seu telégrafo em rede particular, por ocasião da inauguração da Estação de Pacatuba aos 09 de janeiro de 1876.

No dia 17 de fevereiro de 1878 foi criado o Telégrafo Nacional; O serviço telegráfico na cidade de Fortaleza data de 26 de fevereiro de 1881, e por cabo submarino ligava-se ao Rio de Janeiro (Capital do Império) numa extensão de 3.104 Km.

A Estação telegráfica de Fortaleza já funcionou no prédio da Fênix Caixeiral (Praça Márquez do Herval), no palacete Iracema e de lá aos 14 de fevereiro de 1934, contraiu-se as repartições dos Correios e a dos Telégrafos, quando de sua inauguração da sede própria na Rua Floriano Peixoto, no coração da Capital cearense. A empresa que possibilitaria Fortaleza a se comunicar não só como o Rio de Janeiro, mas também com os Estados Unidos e Europa foi a “Western And Brazilian Telegraphic Company”, que depois se chamou “The Western Telegraphic Company Limited”, popularmente conhecida como CABO SUBMARINO; Sua inauguração ocorrera aos 30 de março de 1882, cuja estação era situada na Rua Visconde Sabóia nº 23. Em abril de 1972 a “Western Telegraphic” no Ceará encerrou em definitivo seus trabalhos.

Como todo equipamento recebe transformações por conta do avanço da tecnologia, no inicio do século XX, surgiu Telégrafo sem fio. Guilherme Marconi em 1901 demonstrava a possibilidade de se transmitir sinais telegráficos a grandes distâncias e, em 1909 conquistou o prêmio Nobel da física. A total consagração da telegrafia sem fio ocorrera no acidente que, naufragou o Titânic minutos antes da meia noite de 14 de abril de 1912. O Rádio-Telegrafista Jack Phillips transmitiu o primeiro SOS da história. A sua mensagem foi simultaneamente, captada pelo Transatlântico “Carpathia” a quatro horas da posição do naufrágio e pelo estúdio Marconi.

Desde 1917 que a então Empresa de Telégrafo no Brasil havia feito um convenio com as Estradas de Ferro. Ao tempo do Governo do Presidente José Linhares, o Departamento dos Correios e Telégrafos, recebeu autonomia Técnica e Administrativa objeto dos Decretos-Leis n°s. 8.308 de 6 de dezembro de 1945 e, 8.866 de 24 de janeiro de 1946. O Governo Linhares, instituiu o Fundo Telegráfico visando assegurar a execução do Plano Telegráfico Nacional, a fim de evitar a quebra do ritmo ou o retardamento na execução do mesmo, cujas consequencias poderiam acarretar grandes prejuízos à comunicação do País.

O tráfego nas ferrovias do Brasil contou com o telégrafo; Os fios acompanhavam toda a malha. Não se queixavam dos ruídos de rodeiros e nem com a fumaça das locomotivas, mas levavam seu recado secreto.

No Ceará estes companheiros dos agentes de estação foram serenamente substituídos por o telex e, em 1979 deu um grande passo, saindo das mesas de licenciamento para entrar no museu. (parágrafo compilado pelo autor).

                                     

 Sede Própria dos Correios e telégrafos de Fortaleza.

 Inaugurado aos 14 de Fevereiro de 1934

Essa é Ponte Sobre O Rio Choró em Caio Prado.

Vemos os fios da Linha telegráfica sobre a Estrutura metálica. 1908

 Bonde Elétrico do Outeiro (Aldeota) em 1937.

Vemos a Fiação do Telégrafo na Rua Floriano Peixoto

 

 

                                                    Aparelho Telegráfico MORSE.

 

 Aos 8 de Outubro de 1957 começou a operar no Brasil,

a Primeira Central de Telex.

Recentes
LIVE OFFLINE
track image
Loading...