“A primeira concessão para construção de Estradas de Ferro no Ceará, deu-se com o decreto nº 1983 de 3 de outubro de 1857, concedendo a companhia que organizasse Thomaz Dixon Lowdem. Para a exploração por um período de 50 anos no extremo norte da Província Cearense, esse empreendimento deveria construir e explorar uma Via Férrea a qual, partindo de Camocim e imediações de Granja, seguiria para o Ipú, passando por Sobral. Referido projeto, como outros demais no Brasil foram arquivados.
A história ferroviária cearense também se repetiu em 1868, quando Eng.º José Pompeu de Albuquerque Cavalcante estava em Recife para observar como se organizava uma Estrada de Ferro. Estando presente o Sr. John James Foster, o Dr. Pompeu por contrato associou-se com o mesmo e criou uma empresa de construção, para a primeira seção de uma via férrea no Ceará. No projeto a linha sairia de Fortaleza até a Vila de Pacatuba com um ramal para a cidade de Maranguape. A Lei assinada por Antonio Joaquim Rodrigues Junior, então presidente da província cearense em 14 de abril do mesmo 68, fora revogada pelo seu sucessor, Sr. Diogo Velho Cavalcanti Albuquerque”.
Arquivo Público do Estado
Nota: A “Companhia Cearense da Via Férrea de Baturité S.A.” data de 25 de julho de 1870. A história do trem no Ceará é uma colheita de anos em que a locomotiva escreveu e a estação guardou. Apenas o autor penetrou nesse arquivo e a história do nosso trem saindo do silêncio, fica falando a você nas portagens as mais diversas.
Foto Raríssima. Locomotiva Inglesa Hunslet Leeds nas Obras