Assis Lima
Assis Lima

AS LOCOMOTIVAS WHITCOMB INICIARAM A ERA DIESEL,

 Vindas dos estados Unidos da América e, como produto de primeiro mundo para a época, essas locomotivas modernizaram o parque de tração de nossa Rede de Viação Cearense e, da Viação Férrea Leste Brasileira (Bahia). Em março de 1948 por concorrência pública o Ministério da Viação (Atual Ministério dos transportes) adquiriu inicialmente trinta unidades, quinze para cada ferrovia.

Fabricadas por “The Whitcomb Locomotive Company” de propriedade de George D. Whitcomb, essa companhia localizava-se na cidade de Rochelle, Illionis – USA.

Saindo da Montadora em Plataformas

Bem recebidas não foram pelos apaixonados por trens, pois, estas vieram para aposentarem as máquinas à vapor que tantas emoções trouxeram a nossa gente. A cantiga da Maria Fumaça executaria as últimas músicas arquivando em janeiro de 1963 seu cancioneiro, que os anos carregariam. Não sabemos o porquê da não preservação de tantas relíquias, tendo escapado apenas uma do tipo 0-4-0 de marca Baldwin com o nº. 30.

A locomotiva Whitcomb reconstituiu em pouco tempo a autoestima dos amantes da ferrovia, tendo como resultado a diminuição dos percursos e aumento na demanda dos transportes.

A solenidade de recebimento das primeiras unidades ocorreu aos 3 de outubro de 1949, que contou com as seguintes presenças: Presidente da República General Eurico Gaspar Dutra, Governador Faustino Albuquerque, do Diretor da RVC Dr. Hugo Rocha além de outras autoridades e a imprensa.

Desembarcaram quatro máquinas que receberam a seguinte numeração: 600, 601, 602, 603. Em seguida chegariam mais onze que de acordo com a ordem de colocação nos trilhos foram etiquetadas da 604 a 614. A partir de 1951 as outras quinze encomendadas foram chegando.

Desembarcando no porto do Mucuripe

 3 de outubro de 1949

A locomotiva 600 funcionou pela primeira vez aos 27 de janeiro de 1950. A última da primeira remessa (614) veio a funcionar 67 dias após. Relatórios da RVC e jornais da época afirmaram que essa demora no funcionamento deveu-se a falta de combustível e ajuste no sistema de climatização.

A primeira viagem da Whitcomb para o interior do Ceará ocorreu no dia 1 de fevereiro de 1950. Um trem com 11 vagões, 260 toneladas fez uma viagem experimental chegando na Cidade de Senador Pompeu na hora prevista, e nem mesmo a temida ladeira do Itapaí fora obstáculo para o percurso.

Aos 19 de março do mesmo 1950, Sobral recebeu o primeiro trem de passageiro pelo ramal de Itapipoca. Referido trem foi tracionado pela unidade 602 com 11 carros, sendo 1 destinado as autoridades, dentre as quais o Dr. Hugo Rocha.

Essas lindas locomotivas passariam a ser concorridas pelas da marca ALCO-RSD-1957, 700 HP, GE-U-5B 1961 500 HP e as GE-U10B-1971 1000 HP. Serenamente foram as Whitcomb desaparecendo tornando-se obsoletas, sendo entregues às intempéries.  A unidade 623 passou a puxar o trem dos operários desaparecendo em 1977. A 617 foi a última a ser destruída. Manobrou no pátio das oficinas do urubu até agosto de 1983. Até mesmo a 612 com a qual aconteceu o trágico acidente em Piquet Carneiro em dezembro de 1951, não é lembrada. Se for por causa do acidente é bom mesmo esquecer.

No matagal próximo a antiga fundição das Oficinas da hoje Transnordestina, existiu um cemitério de locomotivas onde repousou a 614, talvez reclamando à posteriori  de sua importância em ter enfrentado com êxito às locomotivas à vapor. A reclamação foi aceita e apesar de já ter sido colocada na  desativada Estação Professor João Felipe levaram-na de volta para as oficinas e entregue ao deus dará!!!!

Ficha Técnica da Locomotiva Whitcomb 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Locomotivas Whitcomb saindo da fábrica para o Porto com destino ao Brasil

 

 

 

 

 

 

 

r

Locomotiva nº. 3 defronte ao depósito diesel na Central em janeiro de 1950.

 

 

 

 

Whitcomb nº. 617 manobrando nas Oficinas Demósthenes Rockert (Urubu).

 

 

 

 

 

Apoteótica Exibição das Locomotivas Whitcomb.

Recentes
Clique na imagem para ler este livro
Rádio Anos Incríveis Rádio Anos Incríveis
LIVE OFFLINE
track image
Loading...
error: Conteúdo protegido.
LIVE OFFLINE
track image
Loading...