Assis Lima
Assis Lima

ESSO BRASILEIRA E A VALORIZAÇÃO DA IMPRENSA

 

 

Esso é um nome comercial da empresa norte-americana ExxonMobil Corporation e de suas empresas relacionadas. Seu nome é derivado de Standard Oil Company (“SO”, pronunciado Esso).

Veio para o país em 17 de janeiro de 1912, com a autorização do presidente Hermes da Fonseca, para instalar-se no Brasil. Na época, de sua instalação veio sob o nome Standard Oil Company of Brazil, distribuindo gasolina e querosene vendidos em tambores e latas.

 

Profissão perigo. Combustível transportado com Locomotiva à Vapor

 

 

A Esso (Esso Brasileira de petróleo) foi um dos ícones do processo industrial brasileiro no início do século 20. Foi através dela que a agência de publicidade McCann Erickson, desembarcou no Brasil no final dos anos 30 para acompanhar seu processo de expansão.

 

Veículos de Transporte

 

A agência funcionou na fase de implantação nas dependências da Esso no Rio de Janeiro. Mais tarde, já consolidada no ainda incipiente mercado de comunicação de marketing no Brasil, a McCann ajudou a criar um dos primeiros projetos proprietários, tão em voga hoje em dia, o Repórter Esso. O programa jornalístico começou no rádio em 28 de agosto de 1941 com Heron Domingues e, depois migrou para a televisão popularizando a bancada do telejornal e o hábito de assisti-lo no início da noite. Nesta inovação, a equipe já contava com Gontijo Theodoro. Mais tarde em 1955, foi criado o Prêmio Esso de Jornalismo, o mais cobiçado pelos profissionais de imprensa do País.

 

Presidente Getúlio Vargas no Microfone Oficial da Rádio Nacional

Oficializando a veiculação do Repórter Esso

Reclames que circularam  nos Jornais da época

 

Com isto, acabou também sendo uma das pioneiras da publicidade, com os seus mascotes-gotinhas que apareciam na maioria dos comerciais da empresa. A Esso vendia no país também Querosene Jacaré.

 

Heron Domingues uma voz sem medo

 

 

No Brasil, ela operou sob a razão social Esso Brasileira de Petróleo Ltda. A Mobil também atua no país, com a venda de lubrificantes automotivos.

 

 

 

Em 24 de abril de 2008 a Cosan (Grupo de investidores) anunciou a compra do portfólio de downstream (rio abaixo) da Esso no Brasil. O negócio foi concluído no dia 1 de dezembro de 2008, com o pagamento à ExxonMobil, em meio a diversos rumores de que a crise teria afetado o caixa da Cosan e a mesma, não teria fundos para fechar a operação de compra.

 

 

Em 2011 a Cosan e a Shell iniciaram uma parceria no segmento de downstream com a criação de uma Joint Venture, denominada Raizen.

A nova empresa adotou a marca Shell para combustíveis e postos de revenda, devolvendo a marca Esso à Exxon.

Os postos Esso deixaram de existir no mercado brasileiro em 2014. Este foi o prazo acordado pela Cosan e a multinacional anglo-holandesa Shell, após anúncio da fusão das operações das duas empresas e que, resultou na criação da Raízen, que passou a dedicar-se à produção de álcool hidratado para uso combustível.

 

 

A rede Esso passou a usar a bandeira Shell. O objetivo do acordo inter empresarial, como detalhou à imprensa o executivo Vasco Dias, presidente do negócio: “dobrar os atuais 2,4 bilhões de litros de álcool produzidos a cada 12 meses para 5 bilhões em cinco anos”. A McCann criou o personagem Tigre da Esso, rival do Elefantinho da Shell. Até hoje os tigres infláveis ocupam os postos de serviço da rede.

A Cosan comprou a operação de postos da Exxon Mobil, multinacional norte-americana controladora da marca Esso. Sob licensing, deixou a marca publicitária Esso sob sua responsabilidade, compromisso que foi encerrado em 2014.

 

 

A marca Esso hoje ficou no lendário dos que se abasteciam, e dos apaixonados pela marca, afinal o tigrezinho cativava.

 

 

Fonte: Site da ExxonMobil Corporation

Recentes
LIVE OFFLINE
track image
Loading...