A palavra Trem que vem do latim “Trahere” e do inglês “Train”, apesar de ser uma palavra pequena, tem uma interpretação híbrida, pois, é uma combinação de força motriz tracionando vagões sobre trilhos.
O ser humano desde a era patriarcal já era um palmilhador de estradas. Em sua gênese se locomovia, só que com seus utensílios sobre a cabeça aproveitando posteriormente a força animal, barcos e desafiando limites de percursos saindo do quadrado, inventando a roda e pondo uma tração para a mesma.
Cientistas gregos, no primeiro século da era cristã já tinha descoberto o vapor que gera força mecânica, e o que o mesmo poderia fazer para o progresso, ao ser utilizado pelo homem coisa que aconteceria na Revolução Industrial, como leremos em postagens
Uma Máquina à vapor em seu aspecto original
A criação do primeiro motor à vapor (com aplicabilidade prática), devemos a Thomas Newcomem construído em 1712, o qual posteriormente fora aperfeiçoado pelo escocês James Watts. Seus estudos inovaram originando uma máquina mais compacta, com mais pressão e que no futuro seria utilizada em locomotivas, razão pela qual a Estrada de Ferro se tornaria um meio de transporte prático e poderoso.
As primeiras locomotivas do mundo foram sendo aperfeiçoadas, na medida em que os engenheiros concluíam seus estudos, o que levavam dezenas de anos, pois, para curiosidade nossa as primeiras máquinas à vapor sobre trilhos não se locomoviam, mas eram fixadas numa das extremidades do trecho e por meio de cabos, arrastavam vagões até os locais determinados.
A inicialização do que viria a ser uma locomotiva foi com Nicolas Josep Cugnot em 1769, que conseguiu transportar quatro pessoas com um veículo de forma triangular com três rodas, contudo não devemos deixar de fora esse registro: em 1800, Olivier Evans um operário de carretas da Filadélfia (USA), desfilou nas ruas de sua cidade com um automóvel criado por ele mesmo, apesar de sua simplicidade, sendo este o primeiro carro à vapor que o mundo viu.
Primeira Locomotiva de Richard Trevithick em 1804.
Na Inglaterra os mecânicos Richard Trevithick e Vivian, tomando conhecimento do carro de Evans expôs em 21 de fevereiro de 1804, o que foi considerado “Uma Locomotiva” que Pesava cinco toneladas, desenvolveu uma velocidade de 5 Km/h e na experiência rebocou cinco vagonetes com dez toneladas de ferro, e dez homens. A máquina era grande e cheia de engrenagens, sendo patenteada com o nome de “Diligência a Vapor em Estradas”. O transporte tinha força, mas não velocidade. Trevithick teve como desafio mostrar o seu potencial já como engenheiro mecânico. Com modificação nas engrenagens e na pressão das caldeiras em 1808, após vários testes, surgiu a “Cath Me Who Can (alcance-me quem puder)”.
Exibição da locomotiva de Richard Trevithick.
Cath Me Who Can em 1808.
(Alcance-me quem puder)
Willian Bruton em 1813 fez a sua máquina de tração e por fim George Stephenson, inglês de família humilde, após ter sido operário fogueiro, tornou-se engenheiro e construiu em 1814 a “Blucher” sua primeira locomotiva.
Stephenson foi o responsável pela construção do trecho ferroviário Stockton – Darlington e aí com a famosa LOCOMOTION aos 27 de setembro de 1825, declarou ao mundo a invenção oficial do trem.
A Locomotion de George Stephenson