Mondubim tem outras Histórias
A antiga e carroçável estrada que ligava Fortaleza à Cidade de pacatuba, partia do bairro Benfica e chegando no distrito de Arronches (atual Parangaba), contornava a Lagoa de Maraponga tomando rumo ao Sertão.
Com movimentação nas Vias é comum as famílias se organizarem nas beiras das estradas e explorarem a área economicamente, quer seja para subsistência ou para atender os transeuntes, formado assim os distritos. Foi assim que os nativos na zona de Mondoig (nome dado pelos holandeses) cresceram e fundaram o Mondubim. (Mondubim, Mundubim, do Guarany, corruptela de Mendobi, Mandubi=Está em montão).
Mondubim ao se organizar como distrito, tornou-se uma zona de exportação de madeiras e tijolos de alvenaria, levando então os Srs. diretores da então Companhia Cearense da Via Férrea de Baturité (que já foi RVC, RFFSA e hoje Metrô) a construírem uma estação no Km 13,2 com altitude de 23,46 m, cuja inauguração ocorrera aos 14 de janeiro de 1875 quando, lá chegou o primeiro comboio sendo recebido pelo Chefe nº 1 da estação, Sr. Nelson Brígido dos santos. Assim os madeireiros e proprietários de olarias desde então, passaram a exportar seus produtos por trem e, os passageiros comodamente iniciaram suas viagens.
Mondubim em 1940, ainda era uma réplica do refrescante vento praiano; O trem suburbano chegava junto com o pôr-do-sol, de onde se observava no pátio ferroviário o Valdemar Caracas (nos deixou em 2012) que, mesmo sendo secretário do diretor da RVC, dava suas recomendações em campo. O seu Oscar Sá benevides, agente da estação, se alegrava com a afluência dos passageiros e dos tradicionais visitantes.
Hoje, o bairro ainda é muito arborizado, mas o alargamento das ruas, o trânsito agitado e a proliferação de empreendimentos por conta da realidade, tiraram do local aquele naturismo.
A bonitinha estação ícone da zona desapareceu em 1981.