Assis Lima
Assis Lima

ANTONIO BEZERRA ERA BARRO VERMELHO

  DISTRITO DE BARRO VERMELHO

 Localizado na Estrada do Soure, hoje Avenida Mr. Hull, Barro Vermelho era uma verdadeira Floresta, onde ficava o Sítio do escritor e historiador Antonio Bezerra, verdadeiro enamorado de nossa Fortaleza Antiga, a Belle Époque.

Findando-se o Bairro Alagadiço (São Gerardo é o nome da Igreja), iniciava o então distrito de Barro Vermelho. Com o crescimento populacional, o espaço geográfico fora inchado e, assim deixaram de existir nas grandes cidades os chamados distritos, tais como de Parangaba (que já teve casa de Câmara e Intendência), Messejana etc.

A Rede de Viação Cearense – RVC ao fazer o traçado de construção da Estrada de Ferro Fortaleza – Itapipoca – EFFI incluiu a localidade Barro Vermelho, cuja estação fora inaugurada aos 12 de outubro de 1917, no km 7,506 com 17,099 metros acima do nível do mar. Essa foi uma estação destinada a atender o povoado, para o movimento de encomendas e gado bovino.

Devido o aumento da demanda de transportes e falta de espaço no pátio da Estação Central, a partir de 1922, as locomotivas e vagões imprestáveis passaram a serem colocadas num desvio na Estação Barro Vermelho que, passou a funcionar como um Cemitério de ferro velho.

Em 1 de janeiro de 1945, a direção da RVC mandou que a estação Barro Vermelho passasse a se chamar Antonio Bezerra. (Vide cronologia). Observemos o quanto as estações influenciam e são influenciadas pelos bairros e lugares onde são construídas. Os exemplos vêm do Bairro Farias Brito que devido à estação ficou sendo Chamado de Octávio Bonfim (Hoje desaparecida); O Bairro das Damas é conhecido como Couto Fernandes; a Estação Floresta, que já foi “mestre Rocha” foi influenciada pelo nome do bairro e agora é Álvaro Weyne; e a de Barro Vermelho, Antonio Bezerra.

Com o aparecimento do Frigorífico Industrial de Fortaleza – Frifort aos 24 de julho de 1959 foi construído um desvio no km 10 da Via Férrea de Sobral (Atual Conjunto São Miguel), com objetivo de receber os animais para o abate. Existia também na curva acentuada da linha quase na passagem de nível da Estrada de Soure, (o viaduto só foi construído em 1977), outro desvio destinado a uma empresa que manufaturava o Calcário, que também construía portes utilizados para rede elétrica. Toda a arrecadação, e supervisão do tráfego ferroviário eram sob, a responsabilidade da Estação de Antonio Bezerra.

Antonio Bezerra e Sua Estação

Foram os conjuntos construídos pelo programa habitacional do Governo na cidade Oeste, e o povoamento nas adjacências da hoje Avenida Mr. Hull, que transformaram o bairro Antonio Bezerra num dos Bairros mais populosos de Fortaleza, o que também viabilizou o projeto da já extinta RFFSA com a implantação da Coordenadoria de Transporte Metropolitano – CTM, que fez desaparecer a bucólica Estação de Antonio Bezerra em fevereiro de 1982. Referido projeto em 1988 fora entregue a Companhia Brasileira de Transporte urbanos – CBTU, e desde de 2002 está sob a administração da Companhia Cearense de Transporte Metropolitano- Metrô de Fortaleza.

 

Pequena Cronologia do Bairro Antonio Bezerra

A lei nº. 1913 de 31 outubro de 1921 determina que o município de Parangaba seja anexada ao de Fortaleza, transformando-se em distrito, levando consigo o distrito de Barro vermelho;

A Cavalaria do Quartel da Força pública foi inaugurado em 1 de janeiro de 1927;

A capela e Cemitério de Barro Vermelho foram inaugurados aos 5 de abril de 1936 com a presença do prefeito Álvaro Nunes Weyne e do Interventor Francisco Menezes Pimentel;

Em 28 de junho de 1937, saiu a lei nº. 79, que manda se chamar Antonio Bezerra o Bairro até então designado de Barro Vermelho;

Em 14 de julho de 1940, o Bairro Barro Vermelho é referendado pela Câmara Municipal de Fortaleza e oficialmente denominou-se Antonio Bezerra.

Aos 25 de março de 1942, a Policia militar mudou-se para Antonio Bezerra ficando até 1946, com o objetivo de alojar em seu prédio sede (no Bairro José Bonifácio) o 29º Batalhão criado por conta da Segunda Guerra;

Aos 11 de agosto de 1945, foi instalado o primeiro posto médico de Antonio Bezerra, mantido pela Arquidiocese de Fortaleza;

Em 27 de janeiro de 1946, foi inaugurada pelo lazarista Geraldo Godinho a paróquia de Antonio Bezerra;

Aos 18 de abril de 1948 ocorreu a inauguração do Grupo Escolar de Antonio Bezerra;

Em 27 de setembro de 1951 instala-se a subprefeitura de Antonio Bezerra, à frente o Bacharel Raimundo Delmino Evangelista;

Aos 5 de dezembro de 1951, é inaugurada a Praça José Acioli na qual fica a estação ferroviária, entre as rua Cândido Maia e José Aurélio;

Em 4 de janeiro de 1974, é fundada a Associação Desportiva Estação Antonio Bezerra, localizada defronte a estação do trem;

Em 1977 inicia-se em Fortaleza a circulação de ônibus inter-bairros, quando foi inaugurada a linha Parangaba – Antonio bezerra;

O Prefeito Evandro Aires de Moura inaugurou em 9 de março de 1978 a Unidade periférica Hospitalar, Evandro Aires de Moura, (Frotinha);

Em 1992 Antônio Bezerra e Messejana receberam os primeiros terminais de integração dos ônibus. Um ano após é que surgiria para complementar o serviço os terminais de Papicu, da lagoa, Parangaba e Conjunto ceará. O de Siqueira fora o último em 1995.

Aos 11 de dezembro de 2000, inaugura-se o terminal rodoviário de Antonio Bezerra que substitui a popular Rodoviária dos Pobres;

Antonio Bezerra tem Cartório Legal, uma rede bancária, Shopping, Terminal de ônibus do sistema integrado, complexo industrial, igrejas católicas e evangélicas, hospitais e templo de cultos afros.

É uma Fortalezinha.

 

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