Assis Lima
Assis Lima

PRAIA DOS ARPUADORES

                                                        PRAIA DOS ARPOADORES

 O nome do local provém do fato de, no passado, ser possível arpoarem-se baleias. Assim, historiadores atribuem a origem do nome ”’Arpoador”’, ao fato de que, no período colonial, o local era utilizado por pescadores (“arpoadores”) para visualização e posterior pesca com arpões das baleias que se aproximavam do local.

Aos que desconhecem nossa Capital foi saindo da escuridão à custa do sacrifício de fauna marinha, hoje na lista de extinção. As baleias desapareceram da Costa Norte brasileira, pois, a iluminação pública da Fortaleza Provinciana, tinha como combustível, o azeite de peixe, cujos estudos datam de 25 de janeiro de 1834, mas que só foram concretizados em março de 1848, quando já era Presidente da Província Cearense, o Dr. Casimiro José de Moraes Sarmento

O registro da Praia dos Arpoadores, ou da Primitiva Vila de Pescadores, deveu-se a importância dessa caça às baleias naquele local. No Mucuripe tinha o farol, no Centro movimento de navegação que fundeavam no Poço das Dragas; existiam trapiches no Jacarecanga; aliás existiam navegações nos Rios Maceió (Meireles), Pajeú (Centro), Jacarecanga (mesmo nome) e o Rio Ceará (Na Barra). O local mais propício para esses grandes animais marinho se aproximar era a calmaria da Vila dos Pescadores, que com essa atividade pesqueira o Presidente da Província juntamente com o Intendente comprava o animal, e trazia as carnes em barcos até o Poço das Dragas.

O processamento era retirar toda a gordura das baleias; e as mesmas eram transformadas em azeite para a iluminação pública. A carne era doada para a caridade.

A família Boris em 1906, contratou um fotógrafo e o levou ao local para fazer esses registros que hoje subsidiam à posteriori.

Em 1975 tive o privilégio de ir na casa de alguns amigos que eram enfermeiros, e ainda palmilhei na areia frouxa desse bairro, por sinal uma construção desordenada, sob o sol escaldante. Foi quando cheguei perto da antena da estação transmissora da minha Rádio Escola: Iracema de Fortaleza.

Arpuadores hoje é uma praia incorporada ao Bairro Colônia, e o projeto Vila do Mar, tornou o local atrativo, e a coisa ficou sem expressão. Ainda existe hoje pescadores remanescentes, mas muitos nem sabem dessa história.

 

Recentes
Clique na imagem para ler este livro
Rádio Anos Incríveis Rádio Anos Incríveis
LIVE OFFLINE
track image
Loading...
error: Conteúdo protegido.
LIVE OFFLINE
track image
Loading...