Assis Lima
Assis Lima

QUANDO GETÚLIO VARGAS VISITOU O CEARÁ EM 1933

Getúlio Dorneles Vargas

Getúlio Vargas, visitou o Ceará no mês de setembro de 1933. Na ocasião, o chefe do Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil (como era chamado o País, na época) viajava por diversos estados do Nordeste, passando, além do Ceará, por Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba.

No Ceará Getúlio visitou, juntamente com uma comitiva composta pelos Ministros da Viação e Obras Públicas Dr. José Américo, Major Juarez Távora, além do Inspetor das Regiões Militares do Norte, General Góes Monteiro. Foram visitadas as cidades de Orós, Iguatu, Senador Pompeu, Quixeramobim, Quixadá, Caio Prado (Cangaty na época), Baturité, Acarape, Maracanaú e Fortaleza.

Getúlio visitando obras

Havendo feito este percurso de trem por ter embarcado em Iguatu, passou por alguns açudes, como o de Orós e Cedro no Município de Quixadá. Ao passar pelo então distrito de Maracanaú visitou o Instituto Carneiro de Mendonça, o Santo Antônio do Buraco na terra dos Pitaguary.

No dia 18 de setembro de 1933, Getúlio chegando na Estação Central, dirigiu-se aos altos da Casa de Carlos Misiano na Rua Major Facundo nº 136, onde autorizou a Concessão do PRAT, Ceará Rádio Clube, que passou a partir do dia 21 de setembro a fazer transmissões, sendo um dos receptores instalado no coreto existente na Praça do Ferreira.

Folha 041 do Álbum de Fortaleza 

Em seus discursos Getúlio falou sobre liberação de ajuda para a assolação da seca pois, foi levantado questões sobre o assunto: “O problema da seca, se racionalmente tivesse sido atacado com programa de solução técnica, pratica e inteligente, já estaria resolvido ou, pelo menos, atenuado os seus dolorosos efeitos”.

Recepção ao Presidente Getúlio Vargas

Estação Central de Fortaleza.  Setembro de 1933.

O Presidente havia assinado decreto

Aos 20 de fevereiro de 1931, o presidente havia assinado o decreto nº 19.726 que aprovou o regulamento da Inspetoria Federal de Obras contra as Secas, com os seguintes objetivos: Construção de açudes e canais de irrigação; perfuração de poços; construção das estradas de rodagem que, constituam as linhas-tronco do Nordeste e a execução de quaisquer serviços que tinham por fim atenuar os efeitos do regime irregular dos cursos da água.

Ainda no discurso, Getúlio ressaltou que “a solução do problema, consiste no aproveitamento dos excessos pluviométricos, reservando-os para as épocas de estiagem. Semelhante solução estará ultimada quando se houver construído, nas zonas atingidas pelo flagelo, barragens e açudes com tal capacidade que possam armazenar, nos anos chuvosos, água bastante para atender, nos tempos de escassez, as necessidades das populações sertanejas e manter a fertilidade do solo, pela irrigação das terras adjacentes”. (Transcrição sem Sic).

A visita de Vargas ao Ceará foi histórica, tendo a seguinte manchete no jornal A Ordem: A Estada do chefe do Governo Provisório e a sua comitiva no Ceará.

Adendo: Depois o Getúlio voltaria ao Ceará e já como ditador, desfilou por Fortaleza em carro aberto com o Interventor Menezes Pimentel e inauguraria o serviço de Piscicultura da IFOCS.

Jornal A Ordem, circulou em Sobral

 

Fontes:

– Álbum de Fortaleza, Paulo Bezerra, 1931

– O jornal A Ordem, do Município de Sobral;

– Arquivo Nirez.

Recentes
Clique na imagem para ler este livro
Rádio Anos Incríveis Rádio Anos Incríveis
LIVE OFFLINE
track image
Loading...
error: Conteúdo protegido.
LIVE OFFLINE
track image
Loading...