Oscar Jataí Pedreira nasceu em Fortaleza aos 18 de julho de 1896. Filho de Luiz da Silva Pedreira e Francisca Jataí Pedreira. Foi o primeiro empresário de ônibus coletivo de Fortaleza, a qual conduziu seu empreendimento por 30 anos.
Casado com a Sra. Francisca Holanda Pedreira, e para homenageá-la Oscar Pedreira por chamá-la na intimidade Francisquinha, colocou o nome em sua mansão o nome de “Vila Quinquinha”, na Avenida Francisco Sá nº 1855.
Vila Quinquinha
Apesar de o casal não ter tido filhos, adotou seus irmãos, sendo um exemplar chefe de família, deixando legado de excelente empresário, e como prova de que gostava dos moradores assistidos por suas linhas coletivas, pensou nos que não eram seus usuários. Foi graças a sua intervenção significativa, que em 1952, Jacarecanga contou com seu primeiro posto de combustível. O Posto Clipper, que revendendo produtos Atlantic, fora instalado em local estratégico: Fim da Rua Jacinto de Matos, início da Rua José Bastos, convergindo ambas as com a Avenida Francisco Sá tendo passagem de Nível ferroviário, que acompanhava a José Bastos, tal como ficou até 2010. Hoje é Av. José Jataí.
Posto Clipper
Faleceu em 13 de dezembro de 1977, e a família resolveu vender a propriedade e quando de sua demolição desnecessária, desapareceu um grande galpão, que era a garagem da empresa do Pedreira. Assim é que a aristocracia do Jacarecanga foi se acabando.
Nota: Atendendo projeto do Vereador Luiz Ângelo, a Rua Quixeramobim aos 18 de julho de 1978, passou a se denominar Rua Oscar Pedreira.
Rua Quixeramobim atual Oscar Pedreira
Jacarecanga