Assis Lima
Assis Lima

A FANTÁSTICA HISTÓRIA DOS TRILHOS PARA TREM

 

                                                Primitivas carruagens utilizadas em Minas.

A palavra Trem que vem do latim “Trahere” e do inglês “Train”, apesar de ser uma palavra pequena, tem uma interpretação híbrida, pois, é uma combinação de força motriz tracionando vagões sobre trilhos. (Vide Postagem sobre o Trem)

O ser humano desde a era patriarcal já era um palmilhador de estradas. Em sua gênese se locomovia, só que com seus utensílios sobre a cabeça aproveitando posteriormente a força animal, barcos e desafiando limites de percursos saindo do quadrado, inventando a roda e pondo uma tração para a mesma.

Na aurora das idéias de trilhos, estava na moda o termo “Carril”. Depois ficou mesmo como “Trilho”, que sendo irmão da “Trilha”, passou a designação de rastros repetidos pelo homem no mesmo chão. Contada em velhos alfarrábios, os mesmos advieram quando, nos confins da antigüidade, os carros puxados por animais se atolavam e para prosseguirem em viagem, colocavam-se com precárias condições, varas de madeira em numero de duas sob as rodas, tal como ainda hoje se faz em circunstâncias similares, afinal, já existiam nas antigas e estreitas estradas da Grécia trilhos côncavos para apoiar veículos. Tratava-se de pistas simples e de mão dupla, acontecendo vez por outra, confronto de veículos que circulavam em sentido oposto, cabendo ao condutor mais novo abrir passagem ao mais velho. Os romanos chamavam de “Estradas Trilhadas” aos sulcos de 8 a 10 cm de profundidade e aproximadamente 20 cm de largura. Com uma distante entre si de 1.40 a 1.45 m esses trilhos sulcados serviam de guia para as rodas de carros, proporcionando mais segurança.

Na Inglaterra no Condado de Durham, surgiram em 1555 os primeiros trilhos, que eram vigas paralelas de madeira, sendo utilizados nas minas de carvão que se localizavam entre a Escócia e Gales do Sul.  Trilhos de Carvalho foram fixados em dormentes e, serviam para o deslocamento de vagonetes tracionado à força humana e animal. Corria apenas um vagão de inicio, sendo posteriormente acrescentados outros, havendo interligação para aumentar volume.

Devido à fácil deterioração dos trilhos de madeira, no século XVII surgiu o revestimento de chapa de ferro, quando se iniciou o uso combinado de rodas com trilhos. O ferro fundido já com bordas salientes foi empregado a partir de 1739. Após as técnicas do engenheiro Frances Marc, todos os trilhos passaram a ser de aço.

Os primeiros trilhos que o Ceará recebeu para a Companhia Cearense da Via Férrea de Baturité (Hoje Transnordestina Logística S/A) vieram de Liverpool, Inglaterra. O vapor “lisbonense” atracou no Poço das Dragas (antigo porto de Fortaleza), aos 28 de março de 1872. Eram trilhos portáteis. A Segunda remessa, já de trilhos permanentes, foi recebida no ano seguinte, cujo assentamento em Fortaleza verificou-se no 1 de julho de 1873.

Era o início de um grande progresso. Os trilhos foram colocados na hoje Avenida Tristão Gonçalves que na época era denominada: Rua Trilho de Ferro.

Esse registro de 1902 nos mostra os primeiros trilhos.

 Foram assentados em 1873.

Praça da Lagoinha pela Rua Trilho de Ferro.

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