Assis Lima
Assis Lima

VÁRZA DA CONCEIÇÃO, TERRA DO COCHILÃO

Contos de Ferroviário

 

Vista do pátio da Várzea

A alma ferroviária é revelada naqueles que labutam, enfrenta noites de frio, calor durante o dia, quer na chuva ou não. Evidentemente porque, tem a genuína consciência de que o passageiro não quer saber de nada disto e sim que seu trem siga ao destino.

Uma classe subalterna, porém, que sempre vai contar com apreço é o “Manobrador”, tendo em vista ser função de estreia da Rede Ferroviária Federal S/A . RFFSA.

 

“A RFFSA foi bela

Mas., nesta vida tudo se some

Ficando vivo o seu nome

Para quem gostou dela”

                             Do Assis Lima.

 

Na microrregião de Iguatu, Mesorregião Centro-Sul Cearense, existe um distrito pertencente ao Cedro, aonde os muitos devotos de Nossa Senhora da Conceição, que remota ao tempo das freguesias, e as muitas várzeas existentes, fizeram o nome do lugarejo “Várzea da Conceição”.  O autor destas linhas ainda era manobrador lotado em Arrojado, quando se fez necessário ir à Várzea da Conceição.

Movimento na estaçãozinha de Várzea

 

A bem da verdade o mesmo esteve por duas vezes. A outra vez foi em outubro de 2003 por ocasião dos festejos do dia do ferroviário em Cedro. Uma comitiva vinda de Fortaleza, estava em Cedro quando foi por rodovia esperar um trem que era composto por uma locomotiva GE-U5B-1961 500 HP, uma prancha lisa com equipamento da Rádio Montevidéu AM de Cedro e, a litorina que já não estava mais automotriz. Foi uma chegada simbólica do trem em Cedro, e pense na apoteose. Referido evento fora coordenado por Marcos Cabral. Hamilton Pereira, Moreny Lopes, Etevaldo Presidente da AFAC e tendo como anfitrião o Prefeito João Viana.

#Por que a Várzea ficou conhecida no seio ferroviário de “Terra do Cochilão”? Simples, o manobrador saia da pequena agência e ia para o AMV, para dá entrada nos trens, principalmente os de passageiros. O Trem chegava, partia e ele não via. Era um trabalhador já veterano, moreno e de corpo avantajado.#

Várzea da Conceição fora inaugurada aos 15 de agosto de 1916, no Km 448,754 com 224,000 de altitude.  A renda dos bilhetes de passageiros, ficava a cargo do Agente/telegrafista, mas as cargas eram faturadas em Malhada Grande.

Nota: o primeiro agente da Várzea foi Manuel Alves de Assiz Filho.

Quando o trem de passageiro linha sul fora erradicado naquele dezembro de 1988, os trens de cargas passaram a circular de Iguatú direto para Arrojado.

Bom, o Ceará como por natureza é moleque, tem dessas histórias. Conte a sua!!!

 

Fontes:

Arquivo Público do Estado,  Álbum de Mr Hull;

IBGE,1956;

Lima, Francisco de Assis Silva de : “Ceará Que Entrou nos Trilhos”, Gráfica Visual, 2015.

 

Recentes
Clique na imagem para ler este livro
Rádio Anos Incríveis Rádio Anos Incríveis
LIVE OFFLINE
track image
Loading...
error: Conteúdo protegido.
LIVE OFFLINE
track image
Loading...