Assis Lima
Assis Lima

MOTORISTA JOÃO PILÃO HUMILDADE E TRABALHO

 

 

          Motorista João Pilão    

João Amora Moreira (João Pilão) nasceu em Aquiraz aos 14 de junho de 1914. Veio para Fortaleza em 1941, já trabalhando como motorista de uma fabrica de aguardente. Nesse mesmo ano trocou o caminhão pelo ônibus e trabalhou com os primeiros empresários de ônibus de Fortaleza, na Empresa Pedreira (1929) de propriedade dos Srs. Oscar Jataí Pedreira e João de Carvalho Góes, de onde faziam as linhas: Vila São José/Centro; Jacarecanga/Centro; Brasil Oiticica/Centro e Carlito Pamplona/Centro. Depois o Sr Oscar Ficou comandando sozinho o empreendimento. Foram essas as quatro concessões inicialmente dadas aos empresários.

Foi aí que João Amora popularmente em toda Fortaleza motorizada e usuária de transporte coletivo, conheceu João Pilão. Folgava rapidamente uma mão do volante e acenava para o povo.

Só dirigia de bem consigo mesmo, e sorria para os passageiros. Foi um vereador que não tivemos, se tivesse sido um aproveitador por sua popularidade. Trabalhou ao volante até dezembro de 1973 quando merecidamente obteve sua aposentadoria previdenciária, aproveitando o encerramento das atividades e perca de concessão da Empresa Pedreira. Ainda cheguei a passear em seus veículos da marca GMC e Ford com carrocerias de madeira, fabricadas em 1946.

João Pilão residindo na Capital, primeiro morou na Rua Padre Mororó defronte ao Cemitério São João Batista indo depois para o Bairro Carlito Pamplona, vindo a residir na Rua Assis Bezerra e por ultimo na Rua Coelho Fonseca, no mesmo bairro.

Faleceu em 2 de maio de 2000 e era casado com Nedir Nogueira Moreira, falecida dois meses antes dele, deixando sete filhos.

Recentes
Clique na imagem para ler este livro
LIVE OFFLINE
track image
Loading...