Assis Lima
Assis Lima

OPOVO-CBN 1010 A RÁDIO QUE TOCA NOTÍCIAS

 Denominada a “Companheira”, a Rádio Jornal O POVO fora ao ar oficialmente aos 25 de março, cinqüenta dias após, as inserções experimentais, na sua estação transmissora que a qualificava em torres gêmeas. Desde 6 de fevereiro de 1982, um potente transmissor de 50 kWh às margens da bucólica lagoa de Messejana, rasgava os céus do Nordeste com um som, pasmem, estereofônico com Amplitude Modulada.

A família Dummar que já é em território cearense uma referencia no setor de rádio comunicação, nos deu mais um empreendimento e fora sob o prefixo ZYH 625, na freqüência de 1010 kHz. Com sua programação voltada para serviços de comunidade, além da esperada fonte de informação e entretenimento na voz de locutores do melhor quilate, a AM do Povo logrou seu espaço, mesmo na época já existindo emissora em AM, com quase meio século no ar.

Às 5 da matina, tínhamos o “Secretário do Povo” com Paulo Oliveira; depois havia a animação e interação do Luis Barbosa, que tinha como atração os “Debates do Povo”, muito expressivo com mediação do professor Carlos Neves D’alge e as participações de Adísia Sá, Themístocles de Castro e Silva, Dorian Sampaio, Fávila Ribeiro, Pedro Henrique Antero, dentre tantos jornalistas da casa .Depois viria o grande Nazareno Albuquerque para ser mediador, quando participou Maria Luiza Fontenele.

Jornalista  Nazareno Albuquerque

Com maestria conduziu por anos os “Debates do Povo”.

Paulo Oliveira voltava depois do meio dia para apresentar de forma cômica “Nas Garras da Patrulha”. A tarde era dominada na voz veludo de Roberto Losan, e o Nonato Albuquerque ia a noite a dentro abrilhantando a programação. O jornalista Themístocles de Castro e Silva abria um parêntese na programação noturna e apresentava o seu “Quando a Saudade Apertar”, cuja característica era uma música do mesmo nome interpretada por Orlando Silva, o Cantor das Multidões. Tratava-se de um programa com músicas do passado, tendo como diferencial o tipo de mídia, afinal todas as músicas eram de gravações originais com discos de cera, o que exigia 78 RPM.

Aos domingos tínhamos Halmalo Silva com um musical de elite, informando ao público que se deleitava com o relax, e paralelamente o público era informado através de resenhas principalmente a esportiva.

Narcélio Sobreira Lima Verde.

Ao Pé do Microfone desde 1954.

Com já foi relatado pelo microfone desta emissora, passaram diversos nomes expressivos do rádio cearense, e dentre eles destaco Narcélio Limaverde com o prestador de serviços “Tarde do Povo”, onde diariamente o tema e as entrevistas eram diferenciados; isto porque a emissora passou ao compasso de afiliada da Central Brasileira de Notícias – CBN.

Themístocles de Castro e Silva, Carlos Neves Dalge e Adísia Sá

Brilharam nos Debates do Povo em sua primeira página

 

O Estúdio da Companheira localizava-se na Avenida Aguanambi n° 282 em prédio anexo ao Jornal do mesmo nome. Em seguida funcionou na Avenida Desembargador Moreira, passando uma época com redação e as inserções direto de um prédio histórico localizado na Avenida Almirante Tamandaré nº 19, no entorno do Centro Cultural Dragão do Mar. Lá ficou temporariamente junto com as demais rádios do grupo, ou seja a Calypso FM 106,7 e a Mix Fortaleza 95,5 MHz. Depois voltou a se anexar ao Jornal que lhe dá o nome.

A Rádio OPOVO/CBN 1010 é uma emissora de rádio, sediada em Fortaleza (CE), pertence ao Grupo de Comunicação O POVO. Por ser de formato “All News”, sua transmissão é de conteúdo jornalístico possuindo formato inovador.

 

 

 

 

 

Recentes
LIVE OFFLINE
track image
Loading...