Assis Lima
Assis Lima

OTÁVIO BONFIM EXEMPLO DE LEGADO FERROVIÁRIO

 

(1884 – 1925)

Octávio Bonfim era Engenheiro Civil, formado pela Escola de Engenharia da Bahia e, ingressou nos quadros da Rede de Viação Cearense – RVC em 1920 por indicação do Dr. Piquet Carneiro, Secretário Adjunto do Diretor Henrique Eduardo Couto Fernandes. A homologação de sua admissão na ferrovia fora assinada pelo Inspetor Geral da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas – IFOCS (atual DNOCS), Engº Miguel Arrojado Ribeiro Lisboa, afinal, a Rede de Viação passou administrativamente a ser subordinada por força do decreto nº. 13.687 de 7 de abril de 1919 assinado pelo Presidente DR. Epitácio Pessoa.

Octávio Bonfim fora designado para assumir a 4ª. Divisão, ou seja, Departamento de Via Permanente. Na Chefia deste departamento ou divisão, Bonfim juntamente com o Engenheiro Residente em Iguatú, José Barreto de Carvalho (Engº. Barreto), conseguiu construir e inaugurar no final de 1922 os ramais ferroviários de Cariús e Orós.

Obras do Ramal de Orós

OB deixando em 1923 a Via Permanente assumiu a 2º Divisão (Tráfego).  O Dr. Luciano Martins Veras que substituiu Couto Fernandes na direção da Rede, nomeou uma comissão de estudos quanto à possibilidade de instalar as novas oficinas de Manutenção num terreno pertencente à União que, havia sido doado pelo Coronel Antonio Joaquim Carvalho Junior, visando a construção do Complexo Arquitetônico no Bairro Urubu (Atual Carlito Pamplona).

O projeto piloto foi idealizado por Octávio Bonfim que presidiu a seguinte comissão: João Franklin de Alencar Nogueira, Hugo Rocha, Emílio H. Baumgart e Alfredo Dollabela Portela.

Bonfim não pode ver concluídas as Oficinas do Urubu que seria inaugurada oficialmente em 30 de outubro de 1930, pois, acometido de infecção paratífica, veio a falecer precocemente em 30 de julho de 1925 com apenas 41 anos de idade.

 

Sede das Oficinas do Urubu

Projeto de Otávio Bonfim

 

Recentes
Clique na imagem para ler este livro
Rádio Anos Incríveis Rádio Anos Incríveis
LIVE OFFLINE
track image
Loading...
error: Conteúdo protegido.
LIVE OFFLINE
track image
Loading...