Assis Lima
Assis Lima

ARACOIABA ANTIGA VILA CANOA

Aracoiaba Antiga Vila Canoa

 

 Onde existe água há vida e, assim em 1735 foi concedida ao Sr. Pedro da Rocha Maciel uma sesmaria contendo três léguas de frente e uma de fundo, às margens do Riacho Aracoyaba. (do tupi Ará=colher frutos +coy de incoen= banana + Aba= Em que, cuja tradução do termo indígena diz: “Lugar em que se colhe banana”).

Com a colonização dessas terras, houve prosperidade e, assim foi havendo atrativos para a migração de moradores de outros redutos. Em Aracoiaba, cujo nome primitivo era Canoa, tinha grande movimentação de transporte fluvial no Ceará, do Brasil colônia pelo famoso rio Aracoiaba. Havia intensa negociações com várias mercadorias tais como algodão, banana, arroz, cana de açúcar, milho, feijão, além da pecuária com rebanhos bovinos, suínos e aves.

Por conta da evolução do local, aos 18 de setembro de 1871 ocorreu a criação do seu primeiro distrito policial. Com a chegada da Estrada de Ferro de Baturité em Canoa cuja inauguração da estação ocorrera aos 14 de março de 1880, a exportação das mercadorias para Fortaleza se intensificou, aquecendo a economia. Para se ter uma idéia da localização estratégica de Aracoiaba (latitude 4°,22°,16 / longitude 38°,48°,51°) a linha férrea ao chegar em Canoa deveria seguir para a cidade de Baturité (sede do Município), por um ramal cuja autorização para construção data de 24 de setembro de 1879. A linha tronco saindo de Canoa deveria seguir para Riachão (Capistrano de Abreu), porém as pressões políticas da época fizeram a linha tronco passar por Baturité descartando, portanto a construção do ramal. Foi somente a partir de 1888 que a linha em construção seguiu na direção Riachão-Quixadá.

A elevação da povoação de Canoa à categoria de Vila, deveu-se por força do decreto nº 44 de 16 de agosto de 1890, quando oficialmente o local passou a se chamar “Aracoyaba” ocorrendo sua instalação na festa da proclamação da independência, no mesmo 1890. O Título de Cidade, como indicativo da total emancipação adveio quando aos 20 de dezembro de 1938 foi assinado pelo interventor Menezes Pimentel, o decreto-lei nº 448, desmembrando o distrito Aracoiaba de Baturité.

O Município de Aracoiaba tem uma área de 628,1 Km², representando 0,97% do Estado do Ceará, tem altitude de 107,10 m acima do nível do mar, com excelentes recursos hídricos tais como o rio do mesmo nome, Riacho do padre, Carguva, Barrinha e o dos Cavalos. A pluviometria registra em média 947 mm de chuva/ano. A população segundo o censo de 1999, registrou 24.750 habitantes com densidade demográfica de 35,83 hab/km².

Com 73 Km de separação da Capital, Aracoiaba vai sempre crescendo com sua agropecuária, indústria e rede de escolas.

Apesar da grande colaboração que a ferrovia deu para o crescimento de Canoa,  Aracoiaba hoje agradece, tendo cedido gentilmente seu solo para a passagem dos trens da Companhia Ferroviária do Nordeste – CFN e Transnordestina Logística S/A.

A nova ferrovia Transnordestina por seu novo trajeto, não contempla Aracoiaba.

Recentes
Clique na imagem para ler este livro
LIVE OFFLINE
track image
Loading...